FANDOM

The Last of Us [[|250px]]
Desenvolvido Naughty Dog
Publicado Sony Computer Entertainment
Distribuidor(a) Bruce Straley (diretor do jogo)
Neil Druckmann (diretor da criação)
Ricky Cambier
Jacob Minkoff
Benson Russell
Desenhista Neil Druckmann
Compositor(a) Gustavo Santaolalla
Série The Last of Us
Motor In-house engine
Havok (physics)
Plataforma PlayStation 3
PlayStation 4
Lançamento 14 de junho de 2013(Mundo)
20 de junho de 2013{Japão)
Gênero Ação-aventura
Modo Um jogador, multijogador
Classificação ESRB: M
PEGI: 18
ACB: R18+
CERO: Z
DEJUS: 18
Media Blu-ray Disc
Métodos de Entrada Gamepad

The Last of Us é um jogo eletrônico em terceira pessoa de survival horror/aventura/ação Foi desenvolvido pela Naughty Dog e lançado mundialmente no dia 14 de Junho de 2013 para a PlayStation 3.

O jogador controla Joel, a percorrer os Estados Unidos num ambiente pós-apocalíptico em 2033 e que tem como missão escoltar a jovem Ellie até um grupo de resistentes amigáveis, os Fireflies. O jogador tem de se defender contra criaturas do gênero zombies (não necessariamente são zombies), apenas uma semelhança pelos aspectos, são mutações ocasionadas por um fungos) infectadas com o fungo cordyceps, bem como bandidos e canibais humanos hostis, usando armas de fogo e métodos de infiltração melhoradas com capacidades como representações visuais de som para conseguir ouvir as localizações dos inimigos. O jogador também pode fabricar armas e recursos médicos combinando itens encontrados pelo mundo.

Aquando do lançamento, The Last of Us recebeu aclamação universal. Atualmente detém uma pontuação de 95/100 no Metacritic e de 94.58% no GameRankings. Recebeu pontuações perfeitas de várias publicações. Os criticos elogiaram vários dos aspectos do jogo, incluindo o som, a jogabilidade baseada em escolhas, a acção realista, a profundidade emocional e o retrato da condição humana. Várias publicações declararam o jogo como uma obra-prima,7 8 e um dos títulos mais significativos para a sétima geração de consolas. The Last of Us recebeu diversos prémios "Melhor Jogo" e "Jogo do Ano" de várias publicações incluindo Game Informer, IGN, Destructoid, Kotaku, GameTrailers, Cheat Code Central e nos BAFTA Awards 2014, tornando-se no jogo mais premiado de sempre pelos críticos. The Last of Us foi o segundo maior lançamento de videojogos de 2013 (depois de Grand Theft Auto V), vendendo 1.3 milhões de cópias na primeira semana. Em Julho de 2014 já tinham sido vendidas 7 milhões de cópias de The Last of Us.

Uma versão atualizada, The Last of Us Remastered, com visuais melhorados, resolução nativa de 1080p, comentários do director e os conteúdos extra tanto da história como do multijogador, será editada a 29 de Julho de 2014 para PlayStation 4.